As histórias das histórias

CoNVERSA de VIoLA e MEMóRIA

Comprar

Nunca me encontrei com Sebastião e Tininha.
Eu só os vi nestas fotos lindas que recebemos para fazer o projeto gráfico do livro Violeiros do Brasil, de Myriam Taubkin, eu e Teresa Maita. A Teresa é uma daquelas amigas especiais que, com sua generosidade e entusiasmo cativante, me levou para conhecer um pouco do seu mundo preferido, o mundo da música.
Quando recebemos as fotos do Vale do Mucuri, feitas pela Angélica Del Nery, observei especialmente as crianças, e imaginei a história daquele dia divertido em que elas acompanharam a folia do tio, da avó e da equipe do projeto. Quando vi a foto dos dois no tanque, com aqueeeles sorrisos, inventei: – Oi Sebastião! Oi Tininha! E tive a ideia de fazer um fotolivro para crianças.
Contei para Teresa, Myriam e Angélica, que me incentivaram e ajudaram muito. Tomei coragem e pedi autorização para as crianças e seu tio, o artista que causou todo este encontro, o violeiro Pereira da Viola. Ele me respondeu que a ideia estava parecendo uma “incelente maravia”.

– A fotógrafa foi com a gente. Ó aqui o caminho pra escola – a Tininha lembrou, mostrando a foto para Sebastião. – Sabe, eu achava que detrás do morro acabava o mundo, que depois era só céu. Pra mim, o mar ficava do lado de cá desse caminho, muito pra baixo do rio. Um dia eu falei isso e os grandes caçoaram tanto de mim que nunca mais eu pensei.